Convidamos a todos os coros da Igreja Presbiteriana do Brasil a somarem esforços conosco para a formação do Coral dos 500 Anos. O objetivo é dispormos de um grande coral que tomará parte na celebração litúrgica comemorativa dos 500 anos da Reforma Protestante – um evento grandioso, que marcará de modo único e significativo a história do protestantismo em nosso país.

O EVENTO

Igreja Presbiteriana do Brasil
Celebração Oficial dos 500 Anos da Reforma Protestante
Local: Parque Olímpico do Rio de Janeiro /Arena 1
End: Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3.401, Barra da Tijuca, RJ
Data: 28 de outubro de 2017 (sábado)
Horário: 15h (coros e instrumentistas devem chegar às 13h*)

* Trata-se de um evento único, cuja realização demanda um número muito grande de pessoas envolvidas e esforços conjugados, e para o qual um público também numeroso é esperado. Tudo isto implica numa logística complexa. No intuito de, por todos os meios, evitarmos contratempos que venham a prejudicar o máximo aproveitamento de cada participante, pedimos aos coros, regentes e instrumentistas participantes que se programem para estar no local com a antecedência indicada (às 13h ou antes), a fim de que possamos acomodar com calma a todos, transmitir-lhes as instruções necessárias, contornar eventuais dificuldades que surgirem e, ainda, realizar um pequeno aquecimento vocal e ensaio. 

PARTICIPE:
Ajude-nos na organização respondendo ao formulário abaixo. Contamos com sua participação!
O presente formulário tem por objetivo nos ajudar na organização, nos dando ideia da quantidade de participantes e de coristas por naipe. Sua participação não está condicionada à inscrição, mas as informações serão de grande valia para nós. Será uma bênção louvarmos a Deus juntos. Atenciosamente, a Comissão.

REPERTÓRIO

Músicas que, ao mesmo tempo evocam o tema da Reforma Protestante e que expressam com grandiloquência a majestade do Deus que nos tem sustentado ao longo desses 500 anos. Hinos que dão voz à tradição coral particularmente presbiteriana e que falam também ao momento atual no seio de nossa nação. Trata-se de um repertório, portanto, que busca evidenciar o fio condutor que leva do passado ao presente, que se empenha por conjugar a dimensão teologal da fé com sua expressão concreta na devoção do povo, e que pretende dar à Igreja uma voz para que proclame ao mundo a glória de seu Senhor.

  1. “GLÓRIA E LOUVOR” (Letra & Música: Gordon Young, 1967 /Adapt: J. W. Faustini, 1968)
  1. “DAI AO SENHOR LOUVOR” (Música: Camille Saint-Saëns, 1835-1921 /Adapt: J. Costa, 1969)
  1. “SE MEU POVO ORAR” (Letra e Música: Jimmy Owens – Adaptação de II Crônicas 7.14)
  1. “MARAVILHOSA GRAÇA(Letra & Música: Haldor Lillenas, 1918)
  1. Hino Oficial das Comemorações dos 500 Anos da Reforma Protestante: “CASTELO FORTE” (da Cantata “Ein feste Burg it unser Gott”, BWV80 /Letra: M. Lutero /Música: J. S. Bach, 1685-1750)**

** Nesta peça, o Coral dos 500 Anos realizará a primeira estrofe do hino, com o acompanhamento instrumental próprio do arranjo indicado. Em seguida, o regente se voltará para o público, evidenciando que as demais estrofes serão realizadas em conjunto com a congregação)

  1. “ALELUIA” (do oratório “Messias” /G. F. Händel, 1685-1759)

Material

Pedimos à direção dos coros participantes que providenciem as pastas (para a colocação das partituras) para os seus coralistas na cor preta, lisa.

*** Os kits de ensaio de “Dai ao Senhor Louvor”, “Se Meu Povo Orar”, “Castelo Forte” e “Aleluia” foram produzidos pelo Profº Mathias Pires de Almeida, professor do Seminário Presbiteriano Rev. Ashbel Green Simonton do RJ.
** Fonte dos kits de Glória e Louvor: http://www.batistaesperanca.com.br/?page_id=9161, acesso em 30/06/2017.

Uniformes

HOMENS: Camisa social branca lisa; calça social preta; cinto, calçados e meias pretas.
MULHERES: Blusa branca lisa***; calça social ou saia longa preta; calçados pretos.

*** Pedimos que sejam evitadas blusas com adornos ou brilhos

Ensaios

  1. ENSAIO FACULTATIVO

Data: 5 de agosto de 2017 (sábado), das 9h às 12h
Participantes: Coros regionais, pianistas e regentes locais
Local: A ser definido pelas lideranças regionais

É evidente que o aprendizado e a assimilação do repertório, por parte dos coralistas, se dará não nos ensaios do Coral dos 500 Anos, mas antes, na rotina de ensaios de cada coro individual, sob a orientação de seu próprio regente. Como um adendo a esse trabalho, sugerimos aos sínodos e presbitérios que promovam, na data indicada, um ensaio com coros da região, sob a direção dos secretários de música e regentes locais, para uma leitura prévia das obras. Este ensaio será uma prévia ao ensaio preparatório, e consistirá numa programação extra, mas certamente de grande proveito para todos.

  1. ENSAIO GERAL

Data: 30/09/2017
Local: Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro

ENSAIO FINAL
Data: 28 de outubro de 2017 (sábado), das 13h às 14h****
Participantes: Coral e instrumentistas
Local: Parque Olímpico do Rio de Janeiro /Arena 1
End: Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3.401, Barra da Tijuca, RJ

Neste último ensaio, já no próprio dia e local da celebração, procedemos a um aquecimento vocal e à passagem de som, experimentando a acústica do local.
**** Pedimos a todos os participantes que, neste dia em especial, prezem pela máxima pontualidade, a fim de que o ensaio /passagem de som não venha a conflitar com a chegada do público para a celebração.

Sub-Comissão do Grande Coral

Rev. Arivelton Peisini
Rev. Haveraldo Vargar Jr.
Rev. José Mirabeau
Profª Márcia Guapyassu
Profº Marcos Pinheiro
Profª Regina Campello (vice-relatora)
Rev. Ronni Crespo
Rev. Sergio Kitagawa (relator) – sergiokita@gmail.com / Whatsapp – (21) 98485-7773